AMAAIAC REALIZA CAPACITAÇÃO DE JOVENS NA TERRA INDÍGENA ARARA DO IGARAPÉ HUMAITÁ

Com vistas a dotar jovens indígenas de conhecimentos e técnicas de entralhe em madeiras para o reaproveitamento dessa matéria-prima, a AMAAIAC realizou entre os dias 15 e 27 de maio de 2018 duas oficinas de Artes e Ofício na Aldeia Foz do Nilo, localizada na Terra Indígena Arara do Igarapé Humaitá. As aulas contaram com carga-horária de 88hrs e alcançaram um público de 25 jovens alunos das aldeias circunvizinhas.

Para o Cacique Francisco Dantas Varela, o Doca, o presente projeto é uma oportunidade de dotar as aldeias de técnicas capazes de subverter a relação comercial que estabelecem com os ribeirinhos das adjacências e lança olhares para gestão sustentável dos recursos naturais daquela Terra Indígena.

Pra mim esse projeto é uma vitória, é a realização de um sonho. Você pode ter certeza que a gente vai dar continuidade a esse trabalho. O projeto acaba daqui a pouco, mas com a gente o trabalho vai seguir forte com esses jovens. A gente vê isso aqui como uma oportunidade de renda, de fazer girar um capital aqui nessa aldeia, aqui na Terra Indígena. Com a venda dessas peças, o artesão vai poder comprar o sabão, o café, o açúcar, a comida do dia seguinte. A gente também vai deixar de depender do Cariú [não indígena] pra ter nossos móveis. Nós mesmos vamos fazer as coisas. […] Com esse projeto a gente ta aprendendo a fazer um uso diferenciado das nossas madeiras que tavam caídas na floresta (Francisco Dantas Varela, Aldeia Foz do Nilo, 24/05/2018).